"Este Blog é para todos os professores que amam sua profissão e que procuram sugestões de atividades para se trabalhar no seu dia-a-dia."















quinta-feira, 23 de junho de 2011

Narração de quadrilha

(escolher um casal guia para iniciar as manobras)

Olha o passeio na cidade! (casais de braço dado, andam em círculo)
Balancê! (ainda de braços dados e andando, damas balançam vestido, cavalheiros dançam)
Preparar para o cumprimento! Damas pra um lado, cavalheiros para o outro. (casais se separam e ficam um de frente para o outro a uma distância de pelo menos três passos)
Dama cumprimenta cavalheiro! (damas se aproximam e cumprimentam segurando a barra do vestido e abaixando-se em seguida recuam)
Cavalheiro cumprimenta dama! (cavalheiros se aproximam e cumprimentam retirando os chapéus e se inclinando)
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Olha o passeio na cidade! (casais braços dados, damas no centro)
Balancê! (ainda de braços dados e andando, damas balançam vestido, cavalheiros dançam)
Preparar para a cesta! (damas na frente e cavalheiros atrás, de mãos dadas sobre os ombros)
Cestinho de flor! (os casais giram trocando posição e soltam as mãos. O cavalheiro pega as mãos da dama que está a sua frente) Repete-se a fala até que os casais originais se reencontrem.
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Olha o passeio na cidade! (casais de mãos dadas, damas no centro)
Balancê! (ainda de braços dados e andando, damas balançam vestido, cavalheiros dançam)
Voa borboleta! (A dama passa para o cavalheiro da frente) Repete-se a fala até que os casais originais se reencontrem.
Voa gavião! (O cavalheiros passa para a dama da frente) Repete-se a fala até que os casais originais se reencontrem.
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Olha a grande roda! (Todos de mãos dadas)
Preparar o caracol. Começar! (O casal guia solta a mão e inicia o caracol).
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Olha o caminho da roça! (Damas na frente e cavalheiro atrás)
Olha a chuva! (cavalheiros protegem damas)
É mentira! (voltam para o lugar)
A ponte caiu! (casais trocam de direção)
É mentira! (voltam para o lado inicial)
Olha o pai da noiva! (cavalheiros de escondem atrás das damas)
É mentira! (voltam para o lugar)
Preparar para o grande túnel! (dama de frente para cavalheiros de mãos dadas e suspensas)
Começar! (casais passam de mãos dadas dentro do túnel e voltam para a posição de túnel)
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Preparar para o galope! (damas de um lado e cavalheiros do outro, distantes, frente a frente)
Começar! (casais de unem, um por um, e galopeiam até o fim da fila)
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Olha a grande roda! (Todos de mãos dadas)
Preparar a coroa! (damas dão as mãos, cavalheiros dão as mãos, entrelaçados.)
Para a direita! (giram para a direita)
Para a esquerda! (giram para a esquerda)
Anarriê! (comando para voltarem para as posições iniciais)
Passeio na cidade! (casais braços dados, damas no centro)
Balancê! (ainda de braços dados e andando, damas balançam vestido, cavalheiros dançam)Olha a despedida! (casais braços dados, damas no centro, saem despedindo-se do público)

Brincadeiras Juninas










Chegada do Inverno

O inverno chegou!!!
e para marcar esta chegada confeccionei um lindo cachecol
Com uma conversa infomal foi contado a historinha da cigarra e da formiga

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cantando e brincando.

Música: O Cravo e a Rosa

Música : Barquinho

MeioAmbiente


Foram confeccionados diversos cartazes sobre
a preservação ecológica. Feitos com materiais diversos
 Vaso de flor ( mãos de cada aluno)
 Cachorrinhos de dobradura
Mãozinhas dos alunos.

Olha que legal...




Primeiro assistimos o filme RIO e em seguida
desenvolvemos uma conversa informal sobre a conscientização ecológica.


Foi feito a dobradura da arara e coloriram com tinta guache

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maternal


Olá galera ...
Olha que legal essa apostila para trabalhar com maternal III
Muito boa.


http://www.4shared.com/get/o7bUdhdV/Apostila_maternal_3_brincando_.html

Atividades para turminha de maternal

http://www.4shared.com/get/Adf07zGD/Atividades_para__mini_maternal.html

Muito bommm!!!

Atividades Juninas

Sugestões de atividades juninas

Músicas Juninas













Estava visitando alguns blogs e olha o que encontrei...
Cantigas de roda em ritmo de forró e gostaria de compartilhar com os meus amigos.
http://www.4shared.com/file/43008953/ca43208d/Mastruz_com_Leite_-_2001_-_Cantigas_de_Roda.html?dirPwdVerified=b7aa3428

Boa Sorte!!

Um abraço

A importância da brincadeira na infância.

O brincar faz parte do cotidiano da criança,uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. È de suma importância os jogos na infância 
Atividades que as mães associam ao desenvolvimento saudável.
Já é consenso entre especialistas como médicos, psicólogos e pedagogos: para a criança o ato de brincar tem importância equivalente ao acesso à educação e à saúde. Não é à toa que o direito à brincadeira consta de documentos como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, documento da Unicef de 1959, e, em nível nacional, do Estatuto da Criança e do Adolescente, a lei que no Brasil especifica os direitos de quem está em pleno desenvolvimento físico e psicológico. Apesar desse reconhecimento formal, muita gente não enxerga importância na brincadeira. Ainda persiste a idéia de oposição entre o ato de aprender e o de brincar.
Ser Pedagogo...

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista
não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

Ser Pedagogo por Vanessa B. de Carvalho